Resenha do filme Tempos Modernos
Ciências Contábeis-1º semestre
Introdução à Administração
Thaline Vieira de Souza
Resenha do filme: TEMPOS MODERNOS
Ficha Técnica:
Nome do filme: Tempos Modernos
Nome Original: Modern Times
Gênero: Comédia
Ano de lançamento: 1936
País: EUA
Direção: Charles Chaplin
Roteiro: Charles Chaplin
O filme Tempos Modernos se passa no início do século XX, nos Estados Unidos, época da Revolução Industrial, que veio com o alto consumo e o desenvolvimento de novas tecnologias. O período mostra a grande quantidade de pessoas que foram para o meio urbano devido à necessidade de mão de obra na indústria, essa por sua vez realizava a divisão de tarefas repetitivas, procurando aumento de produção a todo custo, sem preocupação com as condições físicas e psicológicas dos operários.
O filme mostra isso com o personagem Carlitos, protagonizado por Charles Chaplin, que integrava uma linha de montagem onde realizava uma única tarefa repentinamente, nas cenas são mostrados o descaso com os trabalhadores, os quais não tinham tempo nem para almoçar direito e ir ao banheiro. Assim Carlitos, devido a sua atividade adquiriu uma alienação, precisando ser internado para tratamento. Quando sai é confundido como um líder de um movimento comunista e é preso.
Segundo Frederick W. Taylor, o empregado não tem condições de analisar o trabalho e estabelecer o melhor método de fazê-lo. Como vimos no seu primeiro novo emprego após sair da prisão, o ex operário se deparou com o desafio de encontrar um pedaço de madeira em formato padrão. Parecia ser tão fácil quanto apertar parafusos, mas como de costume realizou apenas de acordo com a ordem recebida sem utilizar raciocínio, o que trouxe consequências.
A Administração Cientifica criada por Taylor e introduzida na Revolução Industrial, procurava produzir cada vez mais em um menor tempo, com divisão de tarefas, o que provocou a superespecialização que robotizou os operários e causou