Resenha do Filme menos que nada
863 palavras
4 páginas
A escolha e a forma deste trabalho esta direcionada em um estudo qualitativo de experiências onde o enfoque está em fundamentar a construção através da realidade que é subjetiva, uma teoria sobre a representatividade do objeto estudado, visando identificar cientificamente no âmbito da psicologia, a descrição fenomenológica de um modo de pensamento filosófico humanista. O filme relata a historia de um paciente que se encontra ,há anos internado em uma instituição psiquiátrica, quando então uma residente em psiquiatria , resolve pesquisar o seu caso, trabalhando em prol de sua tese de mestrado.Dante, o paciente e a residente Paula são os protagonistas deste filme e narrativa.No intuito de colher e compreender todas as informações para esse trabalho é confrontada com o modelo imposto por aquela instituição psiquiátrica e demonstra sua indignação com o tratamento dado ao paciente.Em sua primeira semana de estagio encontra Dante, em um estado psicótico, o que causa a sua inconformação. Esta cena do filme revela o inicio de uma trabalho de pesquisa pautado pela preocupação numa pespectiva humanista de compreender o cliente, buscando trazer sentido a experiência vivida, de entender a atitude fenomenológica.
Paula então dá o seu segundo passo, começando um trabalho de pesquisa,buscando informações sobre o passado do cliente, com os funcionários, seu pai e amigos, tentado uma aproximação com Dante. Utiliza gravações feitas com relatos de pessoas que foram do seu convíveo , mostrando a Dante na tentativa de fazer com que relembre as suas experiências vividas para então registrar as suas reações e fazer uma análise futura .
Em sua busca por um diagnóstico das esperiências vividas relatadas pelos intrevistados , num confronto com a reação de seu paciente observa um conflito de informações dadas pelos colaboradores