Segurança em Nuvem
Existem alguns importantes princípios a seguir, quando o assunto é a segurança da informação em computação em nuvem:
1. Acesso privilegiado de usuários – A sensibilidade de informações confidenciais nas empresas obriga um controle de acesso dos usuários e informação bem específica de quem terá privilégio de administrador, para então esse administrador controle os acessos.
2. Compliance com regulamentação – As empresas são responsáveis pela segurança, integridade e confidencialidade de seus próprios dados. Os fornecedores de computação em nuvem devem estar preparados para auditorias externas e certificações de segurança.
3. Localização dos dados – A empresa que usa nuvem provavelmente não sabe exatamente onde os dados estão armazenados, talvez nem o país onde as informações estejam guardadas. O fornecedor deve estar disposto a se comprometer a armazenar e a processar dados em jurisdições específicas, assumindo um compromisso em contrato de obedecer aos requisitos de privacidade que o país de origem da empresa pede.
4. Segregação dos dados – Geralmente uma empresa divide um ambiente com dados de diversos clientes. É importante entender o que é feito para a separação de dados e que tipo de criptografia é seguro o suficiente para o funcionamento adequado da aplicação.
5. Recuperação dos dados – O fornecedor em nuvem deve saber onde estão os dados da empresa e o que acontece para recuperação de dados em caso de catástrofe. Qualquer aplicação que não replica os dados e a infra-estrutura em diversas localidades está vulnerável a falha completa. Importante ter um plano de recuperação completa e um tempo estimado para tal.
6. Apoio à investigação – A auditabilidade de atividades ilegais pode se tornar impossível em computação em nuvem, uma vez que há uma variação de servidores conforme o tempo onde estão localizados os acessos e os dados dos usuários. Importante obter um compromisso contratual com a empresa