Portugues
“[...] Ensinar a pensar também não é tão fácil assim. Não é um curso de lógica nem uma questão de formar uma visão crítica do mundo, achando que isso resolve a questão. Sair criticando o mundo, contestando as teorias do passado forma uma geração de contestadores que nada constrói, que nada sugere.
Minha recomendação ao jovem de hoje é para que se concentre em uma das competências mais importantes para o mundo moderno: aprender a pensar e a tomar decisões.”
KANITZ, Stephen. Volta às aulas. Veja. n.1. 636. ed. 16 fev. 2000. Disponível em: . Acesso em: mar. 2012.
Considerando a relação do fragmento com as demais partes da resenha, analise as afirmativas, a seguir.
I. No fragmento, a palavra “ensaio” articulada à palavra “sociedade”, remete o leitor a uma prática de experimentação científica. Nesse sentido, leva o leitor a pensar que o contexto vivenciado no filme é real.
II. No fragmento, a afirmação do autor de que a obra é uma reflexão sobre as possíveis consequências da utilização inadequada da ciência, tem por objetivo convencer o leitor da fragilidade do enredo do filme Gattaca.
III. Associando o nome do roteirista a outros trabalhos produzidos anteriormente, o autor da resenha dá ao leitor uma informação que lhe permite situar melhor a obra que está sendo apresentada. Nessa perspectiva, o leitor cria mais ou menos uma expectativa em relação ao filme.
IV. Na conclusão, é possível perceber que o autor da resenha explicita claramente a indicação do filme, utilizando um argumento de autoridade: o filme foi realizado por um renomado diretor.
Estão corretas as afirmativas:
I - II - IV
I - III - IV
II - III - IV
I - II - III
I - II - III -