Resenha do filme Estrelas na Terra
O filme retrata a história de um menino que se chama Ishaan, lento, cujas características são: observador aventureiro,gosta de imitar tudo, mas esquece tudo muito rápido o que aprende, é desconcentrado. Ele não entende as palavras e, é também genioso. O seu pai nunca entendeu seu problema e nem sequer pensou nas consequências.
Na escola, os professores não entendem e acabam com que o menino piore muito mais, pois, não aceitavam o fato de Ishaan ser repetente e pelo problema de não aprender nada. Mas, pelo outro lado, o menino entendia muito de desenho e pintura o que era muito lindo.
Precisando muito de ajuda, o seu pai como entendia nada e muito furioso acaba mandando Ishaan para o Internato, onde prejudica ainda mais o seu problema, parecendo estar em outro mundo, sofrendo com a distância da família. Foi muito triste a sua mudança para o Internato, o modo de agir do seu pai, enfim, nesse ponto de vista eu discordo com essa iniciativa da família. Os devem ser os primeiros observadores na educação dos seus filhos e também os primeiros detectores dos problemas e procurar resolvê-los de maneira amorosa, carinhosa,procurando meios de como resolvê-los.
Depois de alguns dias aparece na escola um professor que acaba descobrindo o problema de Ishaan, era dislexia e ele queria ajuda-lo, ao contrário dos outros professores e diretor que não procuraram entender a causa desse problema todo. Então vai à procura da família de Ishaan e conta pra eles o que está acontecendo com o menino, porém, o pai não acredita no professor e, mostrando os cadernos e as pinturas feitas por Ishaan, o professor fica encantado e leva tudo para a escola, chegando lá mostra tudo ao diretor e o convence a ajudar a criança, começa o seu trabalho diferenciado com o menino o qual foi um sucesso.
Portanto, crianças com necessidades especiais devem serem atendidas com mais atenção, carinho, amor, atendendo melhor as suas necessidades, assim como o professor