A TELOMERASE EM CÉLULAS-TRONCO HEMATOPOÉTICAS
A TELOMERASE EM CÉLULAS-TRONCO HEMATOPOÉTICAS
Centro Universitário do norte - UNINORTE
Curso Tecnologia em Estética e Cosmética
Turma:IPN01S1
Aldeides Nazaré Rocha
O sistema hematopoiético é caracterizado por um turnover, ou renovação de células, que necessita de um constante esforço de replicação para manter as populações de leucócitos, plaquetas e eritrócitos. Depende de uma população relativamente pequena de célulastronco hematopoiéticas (HSCs).
Hematopoese - É iniciada em uma célula-tronco multipotente, com marcadores imunológicos CD34+, principalmente, que pode dar origem às distintas linhagens. Os fatores que conferem uma capacidade replicativa tão aumentada para HSCs ainda não são completamente entendidos, mas uma diferença importante entre este tipo celular e a maior parte das células é a atividade detectável da enzima telomerase, e, portanto, uma possível manutenção dos telômeros.
Telômeros - Consistem de longas séries de seqüência curtas e repetidas, em tandem, formadas por bases TTAGGG e proteínas associadas. Durante a replicação, no entanto, ocorre a perda progressiva de DNA das extremidades dos cromossomos; Este fato, leva ao encurtamento progressivo do cromossomo, à perda de capacidade replicativa e ao aumento do envelhecimento. Com a eliminação do último primer na ponta do telômero, a DNA polimerase ß não pode sintetizar o segmento de DNA que o substitui. Nas divisões celulares subsequentes, com cada retirada do primer perde-se um segmento da DNA, o que provoca o encurtamento progressivo do telômero (idade).
Telomerase - Para evitar o encurtamento progressivo dos telômeros a cada divisão celular e a perda da informação genética,periodicamente os segmentos de DNA perdidos são recuperados, o que depende de um complexo enzimático ribonucleoprotéico chamado Telomerase. Em células maduras e em diferenciação, como as células sanguíneas, a atividade da telomerase está em geral baixa ou inexistente. Já em células imortalizadas como