ENVELHECIMENTO CELULAR, APOPTOSE, RADICAIS LIVRES E TELÔMEROS
INTRODUÇÃO
O envelhecimento é uma parte importante, a ser estudada, pois fatores ajudam na degradação do envelhecimento das células, como tabagismo, bebidas alcoólicas, poluição, cosméticos e exposição solar, mais o envelhecimento celular vai além desses itens citados.
O envelhecimento celular é um processo biológico caracterizado por alterações celulares e moleculares, com diminuição progressiva da capacidade de homeostase do organismo.
ENVELHECIMENTO CELULAR
O envelhecimento é um processo deteriorativo progressivo e irreversível, havendo uma grande probabilidade de morte seja não só de uma célula, como do tecido, do órgão ou ate mesmo de um individuo.
O organismo responde ativamente aos estímulos do seu meio adaptando-se rapidamente a novas circunstancias. Os componentes fundamentais da célula, como o DNA, proteínas e lipídeos são protegidos, para que todo o funcionamento seja garantido. Quando o sistema que mantém a homeostase celular entra em declínio, inicia-se processo de envelhecimento, ocorrendo o envelhecimento do DNA, teorias tentam explicar o envelhecimento, como genética, imunológica entre outras. O envelhecimento ocorre em todos os níveis celulares do organismo, sendo que cada tecido apresenta suas particularidades. O desenvolvimento do corpo ocorre a partir de uma única célula e resulta na formação de um organismo composto de milhares de células. E, durante esse desenvolvimento, os tecidos se reparam e se regeneram a todo instante, os níveis de hormônios também se alteram, de forma que alguns se mantêm e outros se reduzem, à medida que envelhecemos, muitos pesquisadores acreditam em que a causa do envelhecimento celular se encontra na genética. Como o desenvolvimento do organismo, desde sua fecundação até sua maturidade sexual, é controlado pelo material