RESENHA DO FILME CIDADE DE DEUS
Trabalho: Filme Cidade de Deus
Ao assistir o filme observei que mostra como é a vida das pessoas que moram nas favelas, pois desde pequenas, já aprendem a conviver com o crime e consequentemente a ser criminosos. As cenas mostram-nos a realidade da vida dessas pessoas.
Desde pequenos os moradores da Cidade de Deus convivem dia a dia com vários criminosos e, ao crescerem, vão se infiltrando, de alguma forma, no caminho do crime, convivendo com a violência, o tráfico, e se tornando cada vez mais violentos.
O filme mostra cenas bem realistas, como mortes violentas, crianças marginais, entre outros.
É interessante olhar o filme e observar como é a vida de quem mora na Cidade de Deus, pois essas pessoas têm pouquíssimas oportunidades em suas vidas.
Os negros são os mais discriminados, pois, conforme mostra o filme, têm mais aparência de bandido do que os brancos.
Tendo como base o filme observa-se uma dura realidade vivida pelos habitantes da cidade de deus, pois a violência e a indiferença fazem parte do dia a dia dos menos favorecidos e numa sociedade marcada pelo individualismo, pela apatia social, pela falta de solidariedade, pela confusão no que se refere ao certo e ao errado, certamente não é tarefa fácil um educador lecionar e estabelecer limites e/ou construir regras disciplinares. Pais e educadores, não querendo repetir, com seus filho e alunos, o modelo de educação autoritário em que, muitas vezes, foram criados, têm dificuldades em estabelecer limites e regras de disciplina.
Num convívio com educação e criminalidade a função que um educador enfrentará é algo totalmente imprevisível, pois problemas internos, como o de gestão, e problemas externos como o desemprego, a pobreza, a exclusão social, a violência e o tráfico de drogas, entre outros, demonstram que é necessária a realização de pesquisas sobre as “violências nas escolas”, pois a problemática, por um lado tem um caráter inovador e por outro se constitui num