Resenha critica do filme cidade de deus
A prática com trabalho e a inserção do Assistente Social em processo de trabalho
Ideia: Proposta curricular.
“... O primeiro é considerar a questão social como base de fundação sócio histórica do Serviço Social e o segundo é aprender a ‘prática profissional’ como trabalho e o exercício profissional inscrito em um processo de trabalho.” (p.57)
Ideia: Questões do debate para formulação de um novo currículo.
“... Qual é a base que funda a constituição do Serviço Social na sociedade e que, por isso, deve dispor de uma centralidade na formação profissional?” (p.57)
Ideia: Significado avanço nos anos de 1980.
“... Os fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do Serviço Social, campo temático essencial para profissão, alvo de um inconteste desenvolvimento para atender, inclusive, aos requisitos curriculares estabelecidos em 1982.” (p.57)
Ideia: A compreensão dos fundamentos históricos, teóricos e metodológicos.
“... Analisar como Serviço Social se formou e desenvolveu no marco das forças societárias, como uma especialização do trabalho na sociedade. Mas pensar a profissão é também pensa-la como fruto dos sujeitos que constroem e a vivenciam...” (p.57e58)
Ideia: Realidade social e cultural.
”... Provoca e questiona os assistentes sociais na formulação de resposta, seja no âmbito do exercício profissional, seja das elaborações intelectuais acumuladas ao longo da história do Serviço Social...” (p.58)
“... É decifrar, em primeiro lugar, a gênese das desigualdades sociais, em um contexto em que acumulação de capital não rima com equidade. Desigualdades da concentração de renda, de propriedade e do poder, que são o verso da violência, da pauperização e das formas de discriminação ou exclusão sociais...” (p.59)
Ideia: O Assistente Social.
“... É o profissional que trabalha com politicas sociais, de corte