Fundamentos filosóficos da educação
Filosofia é o estudo de problemas relacionados a existência , as valores morais, e estéticos, à verdade, entre outros.É uma palavra grega, que tem como significado: amor à sabedoria.
Ser filósofo é uma eterna busca do conhecimento de si mesmo.
A Filosofia foca questões da ciência humana, porém de forma diferente da religião, pois baseia-se na razão e não na fé.
Filosofia é uma análise racional do significado da existência humana, com base na compreensão do ser.
A Filosofia pode ser dividida em vários ramos. A filosofia do ser, por exemplo, engloba a metafísica, ontologia e cosmologia, entre outras. A filosofia do conhecimento inclui a lógica e a epistemologia, a filosofia do trabalho está relacionada à ética do trabalho.
Embora tenha muitas maneiras de ser definida, explicar Filosofia não é tarefa tão fácil, pois a Filosofia já foi pensada e repensada em seu próprio significado.
O filósofo tem prazer pelo conhecimento e está sempre à busca de novas descobertas.
A educação por sua vez, está cada vez mais se omitindo no que se diz respeito à Filosofia. Isso faz com que não se estimule o senso crítico da criança e quando já adulta, não saibam distinguir nem sequer qual sua posição no universo.
Teoricamente, a Filosofia parece uma matéria obsoleta, mas pelo contrário, ela tem fundamental importância para se criar seres humanos dispostos a criticar, a ir além, a ser cada vez mais questionadores. Porém, isso pode não ser interessante para uma determinada classe dominante da sociedade. Talvez, esse seja o maior motivo da Filosofia estar praticamente banida dos currículos escolares, salve por uma minoria de escolas de ensino médio, quase sempre particulares, pois o contrário, não seria nada satisfatório para o Estado e o Governo.
Isso tem obrigado os filósofos a migrarem para outras áreas de emprego ou então, quando muito dedicados, procurarem se especializar cada vez mais para que possam continuar atuando no mercado de trabalho.