Introdução a química orgânica
1.1 Desenvolvimento da química orgânica
A química orgânica aborda o estudo dos compostos de carbono, formados na sua grande maioria de carbonos, hidrogênios, oxigênios e nitrogênios. Esses compostos são formadores de macromoléculas importantes, como as proteínas, gorduras, açúcares que são fundamentais para a vida. A química orgânica estuda basicamente a estrutura das moléculas e as regras que governam suas interações. Esta presente na composição de roupas, móveis, sabonetes, desodorantes, utensílios de cozinha, alimentos e tantos outros artigos.
A química orgânica acompanha o homem por milhares de anos. A primeira reação orgânica ocorreu com a descoberta do fogo. Sabe-se que os egípcios tingiam roupas com os compostos orgânicos índigo e alizarina.
O
O
N
OH
OH
N
Indigo
O
O
Alizarina
Lavoisier em 1784 descobriu através da combustão que os compostos orgânicos possuíam em sua estrutura carbono, hidrogênio, nitrogênio e oxigênio. Observe alguns exemplos de estruturas orgânicas portadoras de C, H, N e O.
CH3CH2OH
Álcool
Etanol
CH3CH2CH2NH2
Amina
Propilamina
CH3CH2COOH
Ácido carboxílico
Ácido propanóico
CH3CHCOOH
NH2
Aminoácido
Alanina
CH3CH2OCH2CH3
Éter
O
Éter dietílico
Amida - Propanamida
CH3CH2CNH2
11
Em 1807 Berzelius de origem sueca denominou de compostos orgânicos os compostos presentes em organismos vivos (animais e vegetais). Berzelius acreditava que os compostos extraídos de organismos vivos eram portadores da “força vital” e que seria impossível à síntese desses compostos a partir de um composto inorgânico.
Em 1828 a teoria da força vital entrou em decadência com a descoberta de wohler, que obteve uréia através do aquecimento do cianato de amônio.
O
NH4NCO
calor
C
NH2
NH2
Cianato de amônio
Uréia
A transformação do cianato de amônio em uréia aconteceu sem a interferência da força vital. Esta descoberta marca uma nova era para