Doenças do trabalho
São consideradas doenças do trabalho aquelas causadas por condições do trabalho. Cita-se o trabalho de limpeza que se depara com poeiras podendo levar a problemas pulmonares e doenças respiratórias. Para identificação das causas dos acidentes de trabalho, classificam-se as causas em: ato inseguro e condição insegura.
Ato inseguro
O ato inseguro é aquele praticado pelo homem, contra as normas de segurança, dependendo do comportamento do funcionário em relação à exposição ao perigo. Por exemplo: o trabalho em altura sem uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI); ligar equipamentos elétricos com as mãos molhadas; dirigir a alta velocidade. Os atos inseguros podem ser classificados em três tipos:
•consciente: quando se tem o conhecimento da exposição ao perigo;
•inconsciente: quando as pessoas não têm conhecimento da situação de perigo;
•circunstanciais: sabendo ou não da situação de perigo, as pessoas realizam ações inseguras. Exemplo: salvamento de uma pessoa
Condição insegura
“É a condição do ambiente de trabalho que oferece risco e ou perigo ao trabalhador”. Como exemplos têm-se: instalações elétricas com fios desencapados; andaimes e proteções feitos com materiais inadequados ou defeituosos; falta de proteção em máquinas e equipamentos; máquinas, equipamentos e ferramentas em estado precário de manutenção; falta de EPI. Existem causas de acidente em que ocorre ao mesmo tempo ato inseguro e condição insegura.
Fator pessoal de insegurança
É o nome técnico dada ás falhas humanas decorrentes, na maior parte das vezes, de problemas de ordem psicológica
(depressão, tensão, excitação, neurose), social (problemas de relacionamentos, dependências químicas), congênitos que alteram o comportamento do trabalhador permitindo que cometa atos inseguros.
•Exemplo: trabalhador negligente em função de
encontrar-se