Resumo da história do cristianismo
Neste capitulo o autor vem nos falar sobre os vários acontecimentos na historia da cristandade, por um período de mil anos aproximadamente do ano 529 a 1550. No capitulo I ele aborda o tema idade média, onde lembra que neste período foi o tempo de maior preservação do pensamento dos antigos, principalmente nos conventos, aonde depois vieram surgir às universidades, o centro de estudos e pesquisas.
A idade média foi considerada o período de escola de aprendizado do antigo, foi aí que também apareceu à escolástica que foi um longo período de aprendizado e de grandes embates.
O final da idade média aconteceu quando os argumentos e as repetições dos saberes antigos, já não tinham mais novidades. Com a descoberta de novos mundos pelos europeus, houve grandes crises para o mundo de então. As ciências surgiram a partir do novo, das descobertas e não com as repetições do antigo. Como bem disse Martin Dreher “A idade média pôs fim a própria idade média”.
No capitulo II vemos na narração presença de alguns reinos, como o vândalo na África, que desencadeou uma grande perseguição contra as correntes de fé cristã: católica e a donástica. Os vândalos foram proibidos de adotar a fé católica. Alguns séculos depois no continente africano o cristianismo viria desaparecer.
Outro reino citado e o Visigodo na Espanha que era um grupo remanescente da fé Ariana, e seguiam as instruções de Úfila e Wulfila. Os visigodos não influenciaram tanto os católicos, eles foram os responsáveis pela implementação litúrgica da fórmula “Glória seja ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo”. No reino franco de Gália esses influenciaram sobremaneira a história da Igreja no ocidente. A igreja cresceu em poder econômico, mais perdeu a essência do evangelho, valorizando os cultos as relíquias e realizando as missas em línguas latinas, impedindo o povão na participação dos ensinamentos cristãos. CAPITULO III E IV
Temos a narração de parte da historia de Bento de