RESUMO HISTÓRIA DO CRISTIANISMO
DISCIPLINA: HISTÓRIA DO CRISTIANISMO
PROFª: MARIA EFIGÊNIA DALTRO COELHO
ALUNO (A): MAURO SÉRGIO DE OLIVEIRA DATA: 19/12/2014
QUESTÃO:
Qual a importância e contribuição de Martinho Lutero, Calvino e João Knox no processo da reforma religiosa?
Lutero
Com Lutero deu inicio a reforma da igreja. Com a publicação das 95 teses, Lutero expos situações para a reforma. Ele concentrou seus estudos e teses no campo teológico, sua maior preocupação era justamente a defesa da fé cristã. Foi de encontro à autoridade do papa com relação ao perdão de pecado, instituído pelas indulgências, afirmando que era um direito inalienável de Deus o perdão de pecados. Lutero também defendeu o aspecto que afirmava que a igreja não constitui a palavra de Deus, mas é constituída pela palavra. Por acreditar no valor da liberdade de expressão se confinava ao campo teológico, por isso, qualquer tentativa diferente disto era vista como diabólica e condenável. Lutero defendeu com sua visão teológica que todo cristão precisava estudar a palavra de Deus (conhecer). Os estudiosos protestantes também acompanhando a visão teológica de Lutero começaram uma luta para que todos os cristãos protestantes recebesse uma educação que desse uma continuidade da fé. Lutaram também para que todos pudesse ter direito ao acesso livre a Bíblia Sagrada, que naquela época somente o clérigo se sentia digno.
Calvino
Calvino acreditava que a educação poderia firmar a fé e deixa-la bem consolidada criando assim possibilidades de modificar o mundo. Ele provou que todos poderiam trabalhar e ser útil uns aos outros e agradar a Deus. O Clérigo não enxergava desta forma achavam que somente o trabalho deles era agradável a Deus.
Calvino teve grande apoio pela classe dominante da sociedade e não perdeu tempo, colocou em pratica seu pensamento e deu um forte renovo a reforma. Defendeu a valorização do trabalho, ajuntando força política assumiu o governo da cidade. Ele governava com