resenha do filme cidade de Deus
Os poderes governantes não estão assumindo a sua responsabilidade de garantir os direitos básicos para a população que diz respeito à saúde, a moradia digna, ao vestuário, a educação, e a segurança, os deixando no esquecimento sem os seus devidos direitos assegurados, aquela população que não teve oportunidade de ter uma boa educação criam os seus filhos em meio da violência que se tornam criminosos.
Seus vizinhos, seus amigos, a grande maioria são bandidos e assassinos. E à medida que vão crescendo, eles vão tomando o caminho do crime, da violência, do tráfico, e se tornando cada vez mais violentos. Já o individuo de classe alta que estudou escolas particulares e de qualidade e teve uma boa educação nunca passou por essas privações. O principal alvo do controle policial são as pessoas pobres, de minorias e com a educação precária, porque correspondem à imagem social que se construiu do bandido e que possuem menos recurso para se defender.
O estado tem o monopólio do poder que impõe condutas e valores a serem aplicados , gerando a crença de que aquilo que o direito ordena que é justo, o direito tem que ser legitimado e justo e que se chegue ao um consenso de pacificação social para evitar a insegurança e o clima de tensão. Mas não é bem isso que normalmente acontece a sociedade e ninguém questiona e vai atrais de defender seus direitos para que o estado cumpra com seu papel de garantidor para que se tenha o sistema mais eficaz .
No entanto o estado manipula uma situação de favorecimento da população que na verdade não irá resolver o problema só apenas amenizar a situação e influenciará a população que aquilo irá sim resolver os problemas.
Para que se tenha um controle social