Resenha do filme '' a voz do coração
Falar sobre educação nos dias de hoje é algo cada dia algo de maior necessidade, pois, o sentido de ensinar e convívio entre aluno professor tem se tornado algo incomum raro. O filme lapida os diamantes brutos pela sensibilidade, um professor que se valoriza que se preze deveria tomar como exemplo da trama o personagem Clément Mathieu, este que chega a uma instituição pós-segunda guerra mundial que se encontra nas mãos do diretor Rachin, onde a indisciplina é algo natural, em um local onde já está tudo perdido, não há mais o que se perder. O filme mostra vários aspectos variantes para a rebeldia e indisciplinaridade dos alunos, o novo professor da instituição Mathieu fica surpreso com o método aplicado pelo diretor, que se justificava com a frase que iniciei ‘’pra toda ação há uma reação’’ o professor então toma um diferente rumo na trama, trocando o significado da ‘’reação’’.
Então ele se indaga e começa a questionar porque o aluno não respeita o professor, o que deve ser mudado para que esse respeito aconteça.
As crianças e os adolescentes merecem ser respeitados tanto quanto qualquer individuo que faz parte do conjunto social, são pessoas que vivem um mundo de descobertas. A ideia do coral mostra o quanto a arte pode ser significativa, mudando o comportamento dos alunos, colocando-os com um maior comprometimento.
No final o filme mostra a reflexão dessa educação, de um professor que reagiu, mas, de uma maneira diferente com educação, carinho e compreensão como todo bom educador deve