Fisica
O subsídio é uma forma de apoio monetário, concedida por uma entidade (instituição ou pessoa) a outra entidade individual ou coletiva, no sentido de fomentar o desenvolvimento de uma determinada atividade desta ou o desenvolvimento da própria. Subsídios governamentais fornecidos a empresas (comércio e indústrias) possuem o intuito de reduzir o preço final dos produtos vendidos por tais, para que estes produtos possam competir com os produzidos por outras empresas a preços menores (entre outras razões, por causa dos menores custos de mão-de-obra e de diferenças de taxas cambiais) Os subsídios governamentais às empresas são comuns em países desenvolvidos, cujos produtos são sensivelmente mais caros do que similares fabricados em países em desenvolvimento, assim reduzindo o preço final dos produtos vendidos por tais empresas.
Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) o Brasil é um dos países que menos fornece subsídios para seus agricultores. No período de 2003-2005, os subsídios aos produtores rurais brasileiros representaram 5% do valor bruto das receitas agrícolas, sendo bem abaixo da média de 30% exibida pelos países membros da OCDE (como França, Itália, EUA e Inglaterra). O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, partiu para a prática em sua política de redução dos subsídios agrícolas. Como se atendesse aos agricultores do Brasil e demais países emergentes, incluiu no orçamento do ano fiscal de2009 e 2010 a eliminação gradual do dinheiro público que é distribuído aos produtores norte-americanos .
De acordo com a proposta, os cortes vão começar pelo topo da pirâmide. São direcionados a produtores com ganhos de mais de US$ 500 mil por ano. Além disso, a proposta prevê a eliminação dos subsídios para a manutenção de estoques de algodão no país.
Os cortes não serão abruptos, conforme avaliações colhidas por agências internacionais de notícias, mas segundo uma projeção citada pelo