Resenha do documentário: O mundo global visto do lado de cá
Resenha do documentário: O mundo global visto do lado de cá
Docente: Fernando
Discente: Catharina Coelho
Curso: Comunicação Social
Itabuna- Ba
O Documentário, O mundo global visto do lado de cá, de Milton Santos, discute os problemas que a globalização causa na integração da população menos favorecidas.
As pessoas que moram nas periferias ficam a margem da globalização que o mundo capitalista a centraliza para benefícios próprios. Ou seja, grande apropriação de bens fica nas mãos de pequenos grupos, enquanto a maioria se assola na miséria.
As consequências da globalização são a falta de emprego, grande número de demissões, fome, salários baixos e a falta de atendimento médico de qualidade, por conta disso, as condições da população se retrocedem, passando a enfrentar necessidades básicas.
Segundo Milton Santos, “produzimos mais comida que consumimos”. Mas, por que a população africana passa por tanta fome? A deficiência começa com a falta adequada de divisão de alimentos por conta das barreiras físicas ou simbólicas.
A mídia é a mediação da globalização, pois ela controla a interpretação do que acontece no mundo. Grande exemplo citado no documentário foi em Ceilândia, a câmera mostra pessoas dispostas a mudar as manchetes dos jornais que só falam da comunidade para retratar a violência local.
Para Milton Santos, “o mundo é dividido em três mundos: o mundo como o tal se fazem ver (a globalização como fábula); o mundo tal como ele é (globalização como perversidade); o mundo como ele pode ser (uma outra globalização)”.