Cachaça Vale Verde
Dia 27/09/2014 fomos a Fazenda Vale Verde para podermos aprender como é o processo de produção da cachaça. Primeiramente conhecemos o parque e depois fomos ao museu da cachaça para depois conhecer o processo de produção.
O primeiro processo é a colheita da cana de açúcar, que é plantada em outra fazenda. A colheita da cana é realizada manualmente, sem queima e toda a cana vai para a moagem. Ao chegar na fazenda da Vale Verde a cana é lavada e a água utilizada na lavagem é tratada e reutilizada para a irrigação dos jardins do parque.Após esse procedimento a cana vai para a moagem, onde ela é levada por duas esteiras e moída, seu caldo é levado às docas de fermentação. O bagaço é utilizado como combustível para as caldeiras, condicionantes para o solo, alimento animal e na construção de ninhos para aves. Armazenamento: Esta etapa é a responsável pela diferenciação da Vale Verde e da Minha Deusa. O Vale Verde possui em torno de 2000 barris de carvalho, onde fica armazenado a cachaça Vale Verde por três anos, em um processo de envelhecimento.
Após o armazenamento a cachaça vai para o processo de fermentação, onde acontece a transformação do açúcar em álcool e gás carbônico a partir das leveduras e bactérias que se encontram na cana de açúcar, por ser uma cachaça artesanal na Vale Verde é realizada com nutrientes naturais.
Depois da fermentação a cachaça vai para o processo de filtragem onde os resíduos que possuem na cachaça são removidos.A partir daí a cachaça vai para o processo de destilação onde a garapa é fermentada e direcionada para o alambique através um cano de inox. No alambique exis
No processo de destilação a garapa fermentada é direcionado para o Alambique por um cano de inox. Neste Alambique existem dois pré-aquecedores, dois destiladores e um resfriador final. A garapa fermentada vai direto para os pré-aquecedores, onde será aquecida e passando por um cano trocará de temperatura com a cachaça que vai ao destino