Resenha do capitulo 1 pedagogia do oprimido
FACULDADE DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS DE VILHENA
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
ANDRÉIA ZANCHIN
FÁTIMA DE PAULA FRANÇA
LEANDRO CARVALHO
LUCAS GUIMARÃES BONIN
PRICILA PAULA SCRUPAK
O DESASTRE CLIMÁTICO OCORRIDO NO RIO DE JANEIRO NO INICIO DE 2011
VILHENA / RO
2011
ANDRÉIA ZANCHIN
FÁTIMA DE PAULA FRANÇA
LEANDRO CARVALHO
LUCAS GUIMARÃES BONIN
PRICILA PAULA SCRUPAK
O DESASTRE CLIMÁTICO OCORRIDO NO RIO DE JANEIRO NO INICIO DE 2011
Trabalho apresentado à disciplina Metodologia do Ensino Fundamental da Faculdade de Educação e Ciências Administrativas de Vilhena, como requisito parcial de avaliação do 1º bimestre do 2º Semestre.
Profª. Luana da Mata
VILHENA / RO
2011
“Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenho para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes.”
Paulo Freire
Chuvas na Região Serrana do RJ em Janeiro de 2011
As chuvas acontecidas na região Serrana do Rio de Janeiro em janeiro de 2011 já é a maior catástrofe “natural” acontecida no Brasil. Decorre de chuvas que são normais para a região nessa época do ano devido à umidade da Massa Tropical Atlântica – MTA vinda do oceano associada à umidade trazida da região amazônica pela Massa Equatorial Continental MEC. Toda essa precipitação causou uma grande tragédia devido ao somatório com a ocupação urbana em encostas (e vales), sujeitos a grandes deslizamentos.
Tragédia das Chuvas, Causas e Medidas, Enchentes e Desabamentos
As chuvas fortes e contínuas que atingiram e ainda atingem as cidades do Sudeste do país trouxeram consigo uma onda de desastres e tragédias. As áreas que estão em estado de alerta são dos Estados do Rio de Janeiro, de São Paulo e Minas Gerais. Os principais problemas advindos das chuvas são as