Resenha (Direito Empresarial)
Fernando Previdi Motta é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná – UFPR; Especialista em Direito Empresarial pelo ICSP – IBEJ e Mestre em Direito Empresarial pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa – Portugal. É Presidente da Comissão de Propriedade Intelectual da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná - OAB/PR.
Nessa obra, especificamente sobre o tema a desconsideração da personalidade jurídica presente no capítulo II – Direito Societário, os autores tratam sobre a realização de negócios por um grupo de pessoas (sociedade) e à separação do patrimônio particular dos sócios em relação ao patrimônio da sociedade. Ainda, que a pessoa jurídica foi criada pelo direito para facilitar as relações jurídicas do grupo e, que as pessoas naturais usam parte de seu patrimônio para investir nas empresas.
O tema sobre a desconsideração da personalidade jurídica neste livro é esclarecedor, pois, mostra o uso, o objetivo, a finalidade deste instituto e, também a responsabilidade e a obrigação numa relação jurídica.
Segundo os autores, a autonomia patrimonial da pessoa jurídica permite a constituição de um patrimônio próprio. Isso só é possível com a contribuição dos sócios, que investem na sociedade parte de seu patrimônio particular. Dessa forma, os sócios tem o direito de participar dos lucros sociais e também, do acervo social. A partir da pessoa jurídica, o particular que usa parte de seu patrimônio tem a garantia de que os riscos da empresa alcançarão somente determinada parcela de seus bens.
Alguns indivíduos utilizam a pessoa jurídica com o intuito de cometer algumas irregularidades como, crimes e fraudes e,