Resenha - Direito Empresarial (Franquias)
Instituição: Anhanguera
Aluno: Rodrigo Fernandes Gardel – RA: 41986
Curso: Direito - Disciplina:Direito Empresarial I - Período: 7º,manhã.
Professor: Alberto José do Patrocínio
RESUMO
O artigo aborda um estudo sobre micro e pequenas empresas franqueadas, desde o seu surgimento no mundo global, percorrendo pela sustentabilidade dos empreendimentos e evidencia o encerramento das MPE´s.
PALAVRAS-CHAVES DO TEXTO
Transparência / Franquia / Micro e Pequenas Empresas / Equilíbrio de contrario
DESENVOLVIMENTO
Os autores afirmam no primeiro momento que existem visões positivas e negativas sobre a globalização, que influenciam na sustentabilidade das micro e pequenas empresas. Pelo lado negativo, pesa a intensificação da tecnologia, esta provoca muita dificuldade no seguimento das MPEs, e a globalização econômica, porém os empreendedores atuais se adaptam com muita astúcia ao mercado, inserindo idéias modernas à gestão de negócios.
Mesmo tendo habilidades inovadoras na administração das MPEs, verifica-se enorme dificuldade de permanência no mundo do comércio. Além de outras dificuldades percebidas, aponta-se a falta de experiência do pequeno empresário e a escolha do ramo como influências que levam a mortalidade dos negócios.
O texto mostra que teoricamente as franqueadas têm um leque de vantagens fornecidas pelo franqueador, tirando quase que todos os meios de erros e fraquezas em seus empreendimentos. Porém, ainda assim as e pequenas e micro empresas franqueadas continuam a fecharem as portas.
Precisamente, é comprovado a grande importância das MPEs na sociedade, pela sua alta influência na