Resenha de o que é o esclarecimento?
Carolina de Sousa Pontes – Artes Visuais/Licenciatura
Marcelo Costa Sievers – Letras/ Italiano
Relacionar os conceitos de autoridade e autonomia a partir da relação entre tutores e menores, tal como ela é caracterizada no texto de Kant (O que é o Esclarecimento?). Explicar as consequências políticas dessa relação, tal como Kant as compreende.
Segundo Kant, o esclarecimento é a saída do ser humano da sua imaturidade (menoridade intelectual) e essa imaturidade, para ele, significa a incapacidade de servir-se do próprio entendimento. O esclarecimento ocorre quando a pessoa tem a coragem de ser crítica, de assumir o controle de seus atos, de ser autônoma, de servir-se do próprio entendimento na procura do conhecimento e de sempre examinar o que lhe é transmitido. Portanto ser esclarecido é ter autonomia.
O objetivo da educação é fornecer essa autonomia, formar adultos capazes de elaborar e conduzir por si mesmos seu próprio projeto de conduta. Para isso, é concedida autoridade ao tutor com o intuito de que este forneça as bases educativas necessárias ao referido propósito. Mas, segundo Kant, os tutores têm falhado em suas obrigações, visto que a maior parte das pessoas nunca passa da condição de menores por toda a vida. Tornaram-se, ao contrário do que se espera, adultos covardes e preguiçosos e, por isso, suscetíveis a estarem sob o tutelado de outros. E já que é mais cômodo ser imaturo, não se servir da crítica, porque enquanto menor, existe muita gente que faz isso por você, Kant vê aí o surgimento de um problema sociológico: as pessoas que não conquistam o esclarecimento tornam-se massa de manobra daqueles que fazem uso utilitário de certos conhecimentos. Desta forma é mantida uma relação confortável para ambas as partes.
Kant afirma que isso acontece porque o método educativo, realizado através do apontamento da falha em lugar do incentivo à superação, e de “preceitos e fórmulas”, usado pelos tutores, acostuma às pessoas não