Resenha de o príncipe de maquiavel
Disciplina de Introdução à Ciência do Direito
Professora Carolina Hissa
Aluna Thalia Branquinho de Queiroz. Matrícula 1222581-4
Trabalho de resenha do livro O Príncipe. Maquiavel.
MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe; comentado por Napoleão Bonaparte / tradução Pietro Nasseti. – São Paulo: Martin Claret, 2007. --
Ao estudarmos a mais importante obra de Maquiavel é importante que façamos a contextualização do período em que foi escrita e conheçamos um pouco sobre o autor. Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, na Itália, no ano de 1469 em uma família sem grandes posses. Nicolau entrou para a vida pública aos 29 anos quando se tornou o mais alto funcionário da segunda chancelaria da república Florentina, governada por Soderini. Naquele período os estados italianos não eram unificados como hoje e Florença ocupava um lugar de destaque, fazendo parte dos “Estados Papais”. Era uma época de conquistas, guerras e mudança de soberanos a todo o momento. Por causa de seu cargo de segundo chanceler teve a oportunidade de fazer várias viagens diplomáticas e conhecer vários personagens importantes como César Borgia, Luis XII da França, Maximiliano I, os Médici em Florença, entre outros e desta forma se tornar uma testemunha viva dos acontecimentos daquela época. Foi dentro desse contexto, utilizando o conhecimento adquirido que “O Príncipe” foi escrito por Nicolau Maquiavel com o intuito de orientar os príncipes a conquistarem o poder e manter-se nele levando em consideração a forma pelo qual o adquiriram.
A obra foi dedicada a Lorenzo de Médici, neto de Lorenzo, o Magnífico, num momento em que Soderini havia perdido seu trono aos Médici e Maquiavel se encontrava preso. Com essa obra Maquiavel esperava provar suas habilidades ao novo soberano e readquirir seu posto, o que veio há conseguir algum tempo depois. A presente obra é um livro de orientação prática de algumas ações políticas que se desdobra em 26 capítulos.
No