Resenha de Tempos Modernos
A ODISSÉIA DE UM ANTI-HERÓI PROBLEMÁTICO
O filme Tempos Modernos retrata a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, logo após a sociedade americana ter passado pela crise de 1929, que acarretou o desemprego e a fome para grande parte da população.
O objetivo do filme apresentado na abertura é bastante singelo: a busca da felicidade. Entretanto a sátira vai muito mais além, adentrando para os problemas sociais da época. O protagonista pode ser interpretado como um anti-herói porque através de suas atitudes exóticas ele foge do modelo padronizado de herói, individualista, pioneiro e desbravador e se destaca entre a massa do proletariado (ou rebanho de ovelhas, como é apresentado no inicio do filme, de forma metafórica) pela sua incapacidade de adaptar-se a sociedade do capital.
O grande conflito de Chaplin está concentrado entre classe e pessoa, pois quando ele se apresenta como pessoa ele não consegue se enquadrar nos moldes da sociedade e o inverso faz com que ele perca seu individualismo e seja mais um alienado.
Em Tempos Modernos muitas cenas e objetos utilizados no cenário podem ser interpretados como o relógio que representa a rapidez em que a indústria é movida, levada pela necessidade de otimização do tempo. E na cena mais clássica do filme, em que Carlitos entra na máquina concebe a ideia do operário como mero instrumento do