Resenha de Sociologia do Desenvolvimento
Departamento de Sociologia e Antropologia- DESOc.
Curso: Ciências Sociais 7º período Not Ano/Sem.: 2013-2.
Disciplina: Sociologia do Desenvolvimento
Docente: Horácio Antunes
Entre o sonho e o conflito: Reserva Extrativista de Tauá Mirim, o meio ambiente e o meio Desenvolvimentista.
Autora: Walkerlene Soeiro1
Referência Bibliográfica: DAMASCENO, Elena Steinhorst. BARBOZA, Elizâgela Maria. O homem e o Manguezal: percepções ambientais e expectativa de efetivação da Reserva Extrativista de Tauá – Mirim,São Luís- MA, in: SANT’ANA JÚNIOR, Horácio Antunes de Sant’Ana. PEREIRA, Madian de Jesus Frazão, et al. Ecos dos conflitos socioambientais: a RESEX de Tauá- Mirim , org.São Luís, EDUFMA, 2009.p 125-152.
Palavras-Chave: Reserva Extrativista; Desenvolvimento; Meio Ambiente; Conflito Socioambiental.
O capítulo aludido refere-se a uma reflexão a cerca de um conjunto do eco sistema biológico ainda vigente da área de criação da Reserva Extrativista2 de Tauá-Mirim e as diversas participações humanas de preservação e destruição do meio ambiente na Zona Rural II de São Luís.
No texto, as escritoras demonstram a relação das pessoas das comunidades tradicionais3 de São Luís com o seu habitar natural e como essas relações vêm sendo impactadas a partir de uma série de instalações de grandes empreendimentos industriais na área que está destinada à criação da reserva extrativista de Tauá- Mirim, dentro da Ilha do Maranhão.
Conforme o Livro Ecos dos Conflitos Socioambientais, os moradores da Zona Rural de São Luís vêm passando por serias transformações sociais, isso inclui a mudança em sua cultura, costumes, meios de sobrevivência e organização econômica e essas são algumas das nuances ocasionadas pelo dito desenvolvimento que ali se alastra. Na ilha do Maranhão é muito comum o conflito socioambiental, uma que vez que a Zona Rural de São Luís comporta um subsolo riquíssimo em recursos naturais, bem como um dos maiores complexos