Resenha de por uma concepção multicultural de direitos humanos
Instituto de Psicologia
Serviço Social
POR UMA CONCEPÇÃO MULTICULTURAL DE DIREITOS HUMANOS
Salvador
Setembro, 2011
Universidade Federal da Bahia
Instituto de Psicologia
Serviço Social
POR UMA CONCEPÇÃO MULTICULTURAL DE DIREITOS HUMANOS
Resenha Crítica apresentada à Profª Mariangela Nascimento como atividade da disciplina Política, Estado e Sociedade do curso de Serviço Social.
Por: Diana Souza Silva
Salvador
Setembro, 2011
POR UMA CONCEPÇÃO MULTICULTURAL DE DIREITOS HUMANOS
SANTOS, Boaventura de Souza. Por uma Concepção Multicultural de Direitos Humanos. In. FORDMAN-BIANCO, Bela e CAPINHA, Graça. Identidades, estudos de cultura e poder. São Paulo: Hucitec, 2000, pp 19-39.
O caráter universal dos direitos humanos tem sido questionado e avaliado exaustivamente nos tempos atuais, partindo desse princípio, o texto intitulado Por uma Concepção Multicultural de Direitos Humanos, de Boaventura de Sousa Santos, se apresenta bastante esclarecedor ao tentar identificar as condições em que tais direitos podem contribuir para uma política progressista e emancipatória, com âmbito global e legitimidade local.
Dividido em diferentes tópicos destrinchados de forma didática, o autor começa por nos apresentar três tensões sociais ocidentais cujo esclarecimento considera necessário como ponto de partida, a saber: a tensão entre regulação social e emancipação social; a segunda, entre Estado e sociedade civil, na qual os direitos humanos deixam de ser uma arma contra o Estado para ser garantido através dele; e por fim a que acontece entre o Estado-nação e a globalização, onde se questiona sobre como os direitos humanos poderão ser uma política simultaneamente cultural e