Resenha diversidade cultural II 3
POLO FORMOSA GOIÁS
CURSO DE PEDAGOGIA
Resenhado por: .Erika Rodrigues Barbosa RU(s): 818464, Curso: Pedagogia – UTA Diversidade Cultural Fase II, para a Disciplina Pesquisa Prática Profissional, destinado ao tutor Presencial Zinivaldo Pereira da Silva. Polo Formosa Goiás.
Referência:
FREITAS, Fátima e Silva. A diversidade cultural como prática na educação/ Fátima e Silva de Freitas.- Curitiba: InterSaberes, 2012.
Segue o texto resenha critica e reflexiva do livro.
A Diversidade Cultural como prática na educação
A obra “A diversidade cultural como prática na educação”, de Fátima e Silva de Freitas, aborda várias situações relacionadas à cultura, a questões étnicas e à educação, procurando discutir e minimizar as dificuldades enfrentadas pelos educadores ao administrar as diferenças em sala de aula. Os temas foram organizados em quatro capítulos, culminando, cada um deles, com sugestões de filmes, livros e textos, atividades de auto avaliação, além de questões para reflexão e para atividades práticas.
O primeiro capítulo, A cultura como forma de ver o mundo, viver a vida e olhar o “outro”, inicia definindo cultura como o jeito de ser, o modo de vida, envolvendo o conjunto de valores, regras e princípios de um determinado povo. A maioria das práticas que molda a cultura é transmitida de geração em geração e, ao mesmo tempo em que impõe regras aos indivíduos, também permite que mudanças ocorram e novos códigos sejam criados. Em outras palavras, “a cultura marca, identifica e dá parâmetros de comportamento que são interiorizados ao longo da nossa existência” (p.22), porém as relações sociais podem alterar tudo isso.
Além disso, é preciso considerar que existem culturas muito diferentes da nossa, como a dos indianos, dos ciganos e dos árabes, por exemplo, que tanta curiosidade gera a quem não pertence a elas. O conhecimento e a reflexão sobre essas, e outras,