Resenha1dh

321 palavras 2 páginas
FACULDADE DOS GUARARAPES - FG
DIREITO – TURMA 1NC

POR UMA CONCEPÇÃO MULTICULTURAL DE DIREITOS HUMANOS (RESENHA)

RENAN SASSI CARVALHO DANTAS

MÔNICA GUSMÃO
DIREITOS HUMANOS

JABOATÃO DOS GUARARAPES - PE / 2015.1
Os direitos humanos em seu âmbito universal têm sido estudados profundamente, partindo desse princípio, o texto intitulado: Por uma concepção multicultural de Direitos Humanos, de Boaventura de Sousa Santos, busca identificar meios em que os direitos possam contribuir para uma política progressista e emancipatória.
O autor divide o texto em vários tópicos que são aprofundados de forma que o leitor entenda. Primeiramente ele apresenta três tensões sociais ocidentais, a tensão entre regulação social e emancipação social; a segunda entre estado e sociedade civil (que é quando os direitos deixam de ser uma afronta contra o estado e o estado passa a garanti-los); e a ultima é entre o estado e a globalização que gera a dúvida de como os direitos humanos poderão ser uma política cultural e global, já que as culturas possuem diferenças.
O próximo tópico a ser tratado abrange o âmbito da globalização, o autor nos mostra o que é; localismo globalizado: que é quando um fenômeno local é globalizado com sucesso; globalismo localizado: quando um local é impactado por imperativos transnacionais sendo assim desestruturados e reestruturados; e cosmopolitismo que é a defesa de interesses difusos por grupos subalternos que se organizam transnacionalmente. Ocorre também a dicotomia da globalização em hegemônica (de cima para baixo) e contra-hegemônica (de baixo para cima), localismo globalizado e globalismo localizado pertence ao grupo da globalização hegemônica e o cosmopolitismo pertence ao grupo da globalização contra-hegemônica.
O ocidente têm colocado os direitos humanos como universais, sem levar em conta que as culturas são diferentes, diante disso surge a necessidade de um “cosmopolitização” dos direitos humanos
Como conclusão o

Relacionados