Resenha de Melquisedeque
Resenha do livro O Fator Melquesedeque
UM LIVRO QUE NÃO PODE FALTAR NO REPERTÓRIO DO CRISTÃO
O fator Melqisedeque: o testemunho de Deus nas culturas através do mundo (Mundo Cristão, 1995, tradução de Nedy Siqueira), de autoria de Don Richardsoni e publicado originalmente com o título Inglês Eternit in their hearts (1981) é uma obra de caráter cristão-missiológico que se tem projetado como sempre atual, amiúde lida e relida por muitos leitores do seguimento cristão.
Don Richardson objetiva mostrar que a revelação de Deus à humanidade acontece em dois níveis, que ele chama de Fator Abraão e Fator Melquisedeque. O primeiro fator é uma referência à revelação especial de Deus na Bíblia, tendo como veículo principal a nação de Israel, cujo progenitor é Abraão. O segundo fator diz respeito à revelação geral-original do Criador a todos os povos, de todas as culturas, muitos dos quais, em sua forma primitiva de viver, ainda deixam transparecer alguns resquícios alojados em suas consciência acerca do projeto de Deus para o mundo, e cujo referencial maior é o cananeu Melquisedeque, o qual, apesar de fazer parte de um povo alheio à aliança de Deus com Abraão, demonstrou um conhecimento considerável a respeito da mesma quando se encontrou com este patriarca.
O livro se estrutura em duas partes: 1) O mundo preparado para o evangelho – o fator Melquisedeque e 2) O evangelho preparado para o mundo – o fator Abraão. Através destes dois títulos, se distribuem sete capítulos sucintos. Nos quatro primeiros capítulos (parte 1), Richardson desenvolve a ideia que ele denominou de Fator Melquisedeque, primeiramente trazendo ao conhecimento do leitor fatos interessantes ocorridos entre povos primitivos, que mostram um conhecimento, ainda que remoto, do verdadeiro Deus entre eles. Assim sendo, no primeiro capítulo, denominado Povos do Deus remoto, são apresentados seis povos, alguns muito primitivos, como os cananeus, os santal, o povo gedeo da