Resenha
INTRODUÇÃO 2
UM POUCO DE HISTÓRIA 3,4,5,6
REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO 6
CONSIDERAÇÕES FINAIS 7
INTRODUÇÃO
Este trabalho acadêmico tem como finalidade desenvolver uma resenha critica sobre os períodos da História da Arte na Idade Média. Farei uma viagem ao túnel do tempo mais precisamente ao século XII onde tudo começou, para resenharmos e deixar minhas impressões sobre o Estilo Gótico.
UM POUCO DE HISTÓRIA…
O estilo Gótico foi a evolução da arquitetura Românica, por volta do ano de 1100, nascia na França essa nova idéia de arquitetura, mais especificamente na construção de catedrais que acabou abrangendo outros tipos de construções e disciplinas estéticas e se estendeu pela Europa até o início do século XVI. Logo no início desse período, o homem via Deus como o centro do universo e praticamente toda a produção artística era religiosa. A arquitetura, pintura e as esculturas representavam cenas bíblicas, anjos e santos.
No tempo Românico, as igrejas eram construídas de formas majestosas e graciosas, a característica de uma arquitetura Românica, eram os arcos arredondados que com o tempo acabou virando uma coisa muito monótona e inadequadas aos objetivos dos construtores góticos, foi quando tiveram uma idéia revolucionária que fizeram as igrejas normandas e românicas, parecerem desgraciosas, pesadas, obsoletas, ou seja, com um visual bem diferente, obscuro e sombrio, daí nascia o estilo Gótico.
No começo do estilo Gótico, poderíamos dizer que foi principalmente uma invenção técnica, mas olhando seus efeitos e dimensões acabou se tornando muito mais que isso e descobriram a maneira de abobadar uma Igreja utilizando arcos transversais e com uma maneira bem mais sistemática e com objetivos muito mais ambiciosos do que os arquitetos normandos nunca chegaram a imaginar. Como podemos ver na ilustração, essas eram as características de uma Igreja no estilo Gótico: