TrabJuPorto
2591 palavras
11 páginas
TrSEMINÁRIO TEOLÓGICO DA MISSÃO JUVEP
GILDELANIO DA SILVA
TRABALHO DE ANTROPOLOGIA CULTURAL
PROFESSOR JOSE ROBERTO PRADO
Resenha para obtenção de nota do Livro O FATOR MELQUISEDEQUE (O testemunho de Deus nas culturas através do mundo), Don Richardson, Editora Vida.
JOÃO PESSOA – PB
JUNHO - 2009
RESENHA DO LIVRO: O FATOR MELQUISEDEQUE
No prefácio do livro entendemos melhor porque o autor escolheu mudar o título do livro para este atual. Os termos “O fator Abraão” (implicações missionárias da revelação especial nas escrituras) e o “O fator Melquisedeque” (revelação original que deixou um importante rastro na memória dos povos denominados primitivos). Daí surgiu o título do livro que era ETERNIDADE EM SEUS CORAÇÕES para mostrar que Deus deixou um testemunho profundo que pode e deve ser aproveitado como ponto de contato pelos missionários.
A partir daí o autor divide o livro em duas partes UM MUNDO PREPARADO PARA O EVANGELHO (capítulos 1 a 4) e O EVANGELHO PREPARADO PARA O MUNDO (capítulos 5 a 7).
1. Baseado no primeiro capítulo (POVOS DO DEUS REMOTO) pude ver que o testemunho divino tem dois aspectos: de um lado a lembrança de um Deus Soberano e Bom e do outro a idéia de um mensageiro que trará um livro e uma mensagem sagrada do grande Deus. Daí se verá a lógica da frase: Deus preparou o mundo para o evangelho e o evangelho para o mundo.
Este livro mostra que O Deus Desconhecido (AGNOSTO THEO) dos atenienses, o THEOS e LOGOS dos gregos, O JAVÉ dos hebreus, o THAKUR JIL dos Santal, (Calcutá, Índia) o EL ELYON dos Cananeus, o MAGANO de Gedeo (Etiópia), o KORO dos Mbak (Republica centro africana), o SHANG TI dos Chineses, O HANAMIM dos Coreanos, Y´WA dos Karen (Birmânia), KARAI KASANG dos Kachin, GUI´SHA dos Lahu, o SIYEH dos Wa, PHRA-ARIYA-METRAI (Senhor da Misericórdia e não a quinta manifestação de Buda) dos Shan e Paloung, CHEPO-THURU ou GWANG dos Naga (24 tribus da Índia), todos estes nomes se refere