resenha de drácula
DISCIPLINA: LITERATURA INGLESA
PROFESSORA:
RESENHA: DRÁCULA
Taguatinga, Agosto de 2013
RESENHA: DRÁCULA
Resenha do livro Drácula, do curso de Letras Português/Inglês da Faculdade Santa Terezinha.
Sob a orientação da professora .
Taguatinga, Agosto de 2013
RESENHA: DRÁCULA
STOKER, Bram. Drácula. Edição Bilíngue. São Paulo: Landmark, 2012.
Bram Stoker é o escritor e criador de Drácula, uma das histórias de terror mais famosa e horripilante. Nas páginas deste livro, publicado pela primeira vez em 1897, há 115 anos, o leitor se depara com uma história de vampiro e lobisomem, de criaturas que, estando mortas, parecem vivas.
Nas sombrias florestas da Transilvânia, o jovem inglês é mantido no cativeiro à espera de um destino terrível. Ao mesmo tempo, sua noiva é acometida por uma doença misteriosa que parece extrair todo o sangue de suas veias. Além disso, Drácula é inspirado no folclore romeno e na saga de um personagem que realmente existiu: o rei Vlad.
No entanto, o livro é um clássico. Definiu o modelo de vampiro como um ser diabólico, que se alimenta do sangue de suas vítimas, além de ter poderes extraordinários.
O livro teve várias adaptações, como no cinema, no ano de 1992, considerada uma das mais famosas e dirigida por Frank Brais Copola.
No Brasil, Drácula é uma obra pouco lida. Ela é conhecida através do cinema. No entanto, nós temos uma abordagem na época do romantismo, já se falava em vampiro.
Posteriormente, Bram Stoker vai novamente percorrer a figura do vampiro para recorrer à sua obra prima “Drácula”. O autor se inspira em muitas superstições. No leste europeu, que é onde teve grande parte do surgimento, a crença na existência do vampiro, mas também inventou muito em seu romance mais conhecido. Desta forma, Bram Stoker e Drácula deram origem à mitologia vampírica, porque no livro, Stoker cria meios