Resenha de cultura do livro de Laraia
Cada país tem sua própria cultura, que é influenciada por vários fatores. A cultura brasileira, por exemplo, é marcada pela boa disposição e alegria e isso reflete também na música, no caso do samba que também faz parte da cultura brasileira.
A cultura também é definida pela ciência como um conjunto de idéias, comportamentos, símbolos e práticas sociais aprendidas por gerações através da vida em sociedade. Seria a herança social da humanidade.
A abordagem do autor (Laraia, 2009) neste capítulo é sobre o dinamismo das manifestações culturais, ou seja, a cultura não é estática, ela tende a se modificar com o tempo, algumas mais rápido devido a fatores mais instantâneos e outras mais lentamente. Ele justifica este pensamento traçando um paralelo entre os hábitos das formigas saúvas e os costumes de índios, onde se alguém tivesse registrado os hábitos das formigas e dos índios a quatro séculos, e verificassem as possíveis mudanças hoje, pareceria que os hábitos das formigas continuam os mesmos, mas que nos costumes dos índios, com ou sem isolamento, houve mudanças. Laraia explica “ O espaço de quatro séculos [ponto de vista antropológico] seria suficiente para demonstrar que a referida sociedade indígena mudou porque, o que mudaria o ponto de vista de um antropólogo, seria o ritmo da mudança, que no caso de uma sociedade isolada seria mais lento. Desta forma percebe-se que a mudança nos hábitos humanos, ou seja, o dinamismo da cultura é inevitável, o que é discutível são o ritmo em que ela ocorre e os fatores influenciantes para tal mudança.
A difusão da cultura
Laraia encerra toda a sua discussão ao longo do livro dizendo que, para os antropólogos, a evolução da cultura se