Resenha do Livro Cultura um conceito Antropologico
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
COLEGIADO DO CURSO DE ENFERMAGEM
RESENHA DO LIVRO: CULTURA, UM CONCEITO ANTROPOLÓGICO
ILHÉUS-BA 2013
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
COLEGIADO DO CURSO DE ENFERMAGEM – 2013.1
RESENHA DO LIVRO: CULTURA, UM CONCEITO ANTROPOLÓGICO
ILHÉUS-BA
2013
CULTURA, UM CONCEITO ANTROPOLÓGICO
O livro de Laraia é divido em duas partes, o que facilita a compreensão do leitor já que a primeira fala sobre o desenvolvimento do conceito de cultura e a segunda que fala sobre a influência da mesma sobre o meio social e sobre a diversidade de pensamentos e atos da humanidade.
Ao iniciar uma construção do conceito de cultura, Laraia faz primeiramente uma desconstrução importante de alguns conhecimentos equivocados que impedem uma compreensão integral desse conceito, para isso ele quebra dois pensamentos importantes, o determinismo biológico e geográfico.
O determinismo biológico indica que o indivíduo age de determinada forma por ser de certa classe étnica, ao criticar esse pensamento enraizado até na sociedade atual, ele exemplifica que se um indivíduo branco ao nascer ser levado a uma família negra, ele irá desempenhar os mesmos traços de cultura apresentados por sua nova família, a família negra, e não os costumes dos seus verdadeiros pais.
O determinismo geográfico indica que o indivíduo age de determinada forma por morar em certa região do globo, sejam essas, polares, desérticas, tropicais, etc. Ao quebrar esse paradigma ele exemplifica que a vida de dois grupos culturais que vivem em uma mesma região pode ser distinta, fazendo com que caia em um argumento bem conhecido: “Não é o meio que influencia o comportamento do homem e sim o homem muda o meio para que possa se adequar a seu modo de vida.”
O autor utiliza o conceito criado por Tylor, o qual fala sobre a origem da palavra cultura, a qual surgiu da unificação de duas palavras,