Resenha de artigo:orientação profissional: liberdade e determinantes da escolha profissional.
Título: Orientação Profissional: liberdade e determinantes da escolha profissional.
Autores: Irene E. Ehrlich, Fernando de Castro e Dulce Helena Penna Soares.
Instituição formadora: UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina.
Síntese “do grupo” sobre o artigo
Objetivo do estudo: com auxílio de três autores, definir o que vem a ser a "escolha humana" e relacioná-la com o aspecto profissional. Relacionar esses autores de forma a fazer aparecer suas compatibilidades e/ou incompatibilidades, como também a pertinência de suas reflexões para o avanço da psicologia no campo da Orientação Profissional. Esclarecer "o que é uma escolha humana", até que ponto ela é possível e quais os elementos que a compõe (seus determinantes).
Sujeitos da pesquisa: trata-se de uma pesquisa teórica na qual o pensamento de três autores foi discutido (Ferretti, Bohoslavsky e o Sartre), portanto, não há participantes de fato.
Pesquisa quantitativa ou qualitativa: Não se trata de uma pesquisa de campo, mas de pressupostos trabalhados filosoficamente. Qualitativo talvez.
Método empregado para coleta de dados: por ser uma pesquisa teórica, os dados foram encontrados de acordo com os artigos anteriormente escritos pelos autores (Ferretti, Bohoslavsky e o Sartre).
Método empregado para tratamento dos dados: por ser uma pesquisa teórica, os dados foram encontrados de acordo com os artigos anteriormente escritos pelos autores (Ferretti, Bohoslavsky e o Sartre).
Referencial teórico identificado: Psicologia Sócio-Histórica.
Síntese das discussões dos autores: abaixo segue a discussão de Ferretti, Bohoslavsky e Sartre.
Ferretti: segundo Ferretti o liberalismo é a ideologia que subjaz às teorias psicológicas de escolha e orientação profissional (1988:32). Ainda, para ele, o liberalismo deve ser entendido como: um sistema de crenças e convicções, isto é, uma ideologia. Sendo que o individualismo, a liberdade e igualdade são os três axiomas básicos do