resenha de 11 relaçoes de interesse
Capítulo 9
Contribuições das Diferentes Teorias à Orientação Vocacional
Segue as Principais contribuições das diferentes teorias à OV.
Teorias Traço- Fator
As teorias tipo traço-fator encontram-se na base tanto de outras colocações teóricas como práticas da OV.Todos aqueles que aplicam ou que usam resultados de testes estão, quer saibam , quer não , endossando esse tipo de teoria.
Intuitivamente ou por meio de pesquisas empíricas, é difícil negar a relevância de interesses, aptidões, valores e outros traços de personalidade na escolha profissional, embora estes não devam ser considerados os únicos fatores nessa escolha.
Teorias Psicanalíticas
Teorias Psicanalíticas também indicam a importância de fatores conscientes e inconscientes na escolha profissional. Algo de grande importância são as ocorrências da infância na formação da personalidade e escolha profissional.
Pelletier e outros sugerem uma “análise das ocupações em função dos modos de expressão e de controle de impulsos e, por outro lado, das ‘dimensões’ pessoais do indivíduo”.
Teorias das Necessidades (Need)
A teoria das Necessidades chama a atenção para o papel dos motivos na determinação do comportamento dos indivíduos e , em particular, no da escolha profissional. Enquanto alguns procuram profissões ou atividades que lhe propiciem meramente o alimento necessário à sobrevivência, outros que já o tem passam a desejar casa própria, e os que a têm, segurança, e assim por diante.
Essas diferenças podem ser explicadas pela teoria de Maslow, pois as satisfações que as pessoas buscam nas profissões dependem, segundo ele, de onde elas se encontram na hierarquia das necessidades.
Teorias do “Eu” ( Self)
As teorias do “Eu” chamam a atenção para a importância do autoconceito na escolha vocacional. Cada um tem uma avaliação de si próprio em relação a diferentes variáveis. A pessoa tende a procurar uma profissão que seja coerente com ela,sendo que não podemos