Resenha da Serie Gigantes da Industria
NOME DO FILME E AUTOR: Gigantes da Indústria "Começa outra Guerra" 01 - History Channel
IDÉIAS CENTRAIS: O aproveitamento de oportunidades e a ambição pelo poder a qualquer custo.
PALAVRAS CHAVES: Transporte, Visão, Inovação e engenhosidade.
RESUMO:
O filme começa narrando os acontecimentos após o fim da guerra civil americana, em 14 de abrir de 1865, cinco dias após o fim da grande guerra civil dos Estados Unidos, quando o então presidente Abraham Lincoln foi assassinado. Ficando o país dividido e todos sem saberem o que fazer.
Tal situação foi muito propícia para que pessoas de visão, enxergando a carência do país por avanços tecnológicos ousassem encarar o desafio e aproveitar a oportunidade, contando a ascensão de Cornelius Vanderbilt, o primeiro homem a agarrar a oportunidade, investindo no ramo de transporte de cargas pelo país, primeiramente através de navios, construindo um grande império em 40 anos de trabalho tendo nascido pobre, e logo depois da guerra investindo todo seu patrimônio na inovação do transporte ferroviário, um avanço para a época.
O filme narra alguns acontecimentos desta trajetória, em sua luta para permanecer no poder, sendo o homem mais rico dos Estados Unidos ate o período da guerra.
Ficando muito abalado com a perda de seu filho na guerra e com a reviravolta do pais após a guerra Vanderbilt se vê frente a um impasse quando tem que preparar seu outro filho, menos preparado, para ocupar seu lugar.
Vanderbilt luta contra todos que querem sua queda, com algumas “jogadas” audaciosas, como a fechada da ponte Albany para abalar seus concorrentes pelo controle das linhas férreas de acesso a Nova York.
O filme narra também as ambiciosas construções feitas por Vanderbilt e por sua ambição por continuar no topo, encarando alguns duros golpes na compra de ações de seus concorrentes que pretendia esmagar.
ANÁLISE CRÍTICA:
Sendo dono de 40% das linhas férreas americanas Vanderbilt não se da por vencido e quer