resenha da revolução dos bichos
A Revolução dos Bichos é uma descrição detalhada da Revolução Russa, mas com símbolos.
Os porcos são os socialistas em geral. Eu interpreto o porco velho que morre no início como a figura de Marx, o idealizador intelectual do comunismo.
Os personagens principais são Stalin e Lênin, pelo que sei, mas pode estar Trotsky também ali. Os stalinistas são os mais repressivos.
O filme de animação apresenta boa descrição de tudo, mas convém ler o livro e fazer a comparação. Os humanos representam a família real e os interesses capitalistas. Até Hitler aparece aludido, num homem com bigodinho.
Por que aconteceu a Revolução Russa?
No inicio do século XX, a Rússia era um país que tinha como base na economia o setor agrário, com poucas indústrias. Boa parte da população, que era composta por camponeses, vivia na miséria total. O comando do país se dava através de um czar que governava de forma absolutista, usando os impostos da população com luxo, palácios e banquetes. Greves e motins ocorriam na Rússia, mas eram reprimidas com violência pela Okrana (polícia política do czar Nicolau II). Em 1917, liderados por Lênin, o povo russo foi às ruas, derrubou o czar e implantou o socialismo na Rússia, que resultou no estabelecimento do poder soviético sob o controle do partido bolchevique. O resultado desse processo foi a criação da União Soviética, que durou até 1991.
O Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR)
Principais Líderes do POSDR
A Rússia se desenvolveu na industrialização e acabou se relacionando mais com a Europa Ocidental, com isso passou a receber do exterior novas corretes políticas que chocavam com o absolustimo do governo russo pois pensavam diferente e queriam outra forma de governo. Entre elas destacou-se a corrente inspirada no marxismo, que deu origem ao Partido Operário Social-Democrata Russo.
O POSDR foi violentamente combatido pela Ochrana. Embora tenha sido desarticulado dentro da Rússia em 1898, voltou a organizar-se