Resenha: da essência da cultura
Escola Pós-Graduada de Ciências Sociais
Curso de Especialização - Lato Sensu: Meio Ambiente e Sociedade
Disciplina: Território, Paisagem e Diversidade Cultural
Professor: Arthur Oliveira Bueno
Resenha: Da essência da Cultura
Aluna
Ana Maria Rodolpho Tavares Alves
O INDIVÍDUO E A LIBERDADE
Ensaios de crítica da cultura
Georg Simmel
DA ESSENCIA DA CULTURA
A formação da natureza humana em sua essência é conduzida por uma série de acontecimentos na vida do indivíduo, dando assim, origem a sua trajetória histórica. Todas as séries de acontecimentos inseridos em nossa trajetória histórica de vida, nos conduz a uma formação cultural, aliada as nossas vivências, formação intelectual e convivência social. O ser humano é o único capaz de criar cultura, pois a cultura é o que faz diferença na humanidade.
Natureza biológica e cultura são dois modos de considerações e tem significados diferentes, pois a formação humana tem a sua base cultural, pois todos nós somos o que a cultura faz de nós, o que é muito diferente da nossa formação biológica. Porém, devemos considerar que a formação humana em sua organização físico-psíquica, também tem os seus reflexos hereditários podendo ao mesmo tempo se adaptar a determinadas formas e conteúdos de existência.
O ato de cultivar, nos pressupõe ações e modificações em algo que anteriormente esteja em seu estado natural, mas o fato de movimentarmos estas estruturas gera efeitos que conduzem o objeto a uma perfeição determinada, porém as pré disposições orgânicas ou biológicas permanecem com suas tendências naturais.
Todo cultivar não é somente o desenvolvimento de um ser por cima do estágio formal alcançável por sua mera natureza, senão também progredir na direção de um núcleo interno originário, consumação deste ser, que através destas intervenções e predisposições geram a sua formação