Motivação: porque estímulos semelhantes causam efeitos diferentes?
Atualmente pode-se observar que as organizações têm se preocupado com a motivação de seus colaboradores e percebem a necessidade de se investir cada vez mais em pesquisas de clima organizacional, cursos e palestras motivacionais e todo tipo de recursos que possam estimulá-los a permanecerem motivados porque diante das constantes mudanças tecnológicas e da necessidade de atualização dos conhecimentos, as pessoas têm sido consideradas o seu maior ativo intangível, é por meio de seus conhecimentos, habilidades e atitudes que as organizações têm atingido vantagem competitiva, gerando a competência para que se mantenham ativas em um ambiente onde a concorrência está cada vez mais acirrada. De nada adianta estratégia, tecnologia ou idéias inovadoras sem profissionais motivados. A motivação tem relação direta com o desempenho. Porém, a questão é descobrir por que alguns se sentem altamente motivados para realizar determinadas tarefas que a outros parecem totalmente desinteressantes.
As experiências de cada indivíduo, seus sonhos, sua visão de mundo, interferem no modo como reagem aos estímulos motivacionais, ou seja, as pessoas com experiências de vida diferentes reagem de maneira diferente aos mesmos estímulos motivacionais.
Mas será possível às empresas manter todos os seus colaboradores motivados?
As teorias sobre motivação são diversas e não basta às empresas somente escolher entre elas uma capaz de motivar seus colaboradores, pois os indivíduos são motivados de diferentes maneiras, conforme suas necessidades e seus valores sociais. Tentar entender essas necessidades e esses valores é o grande desafio apresentado às empresas.
1.1. Tema
Os estímulos motivacionais nas organizações e as diferentes reações frente aos mesmos estímulos.
1.2. Objetivos
1.2.1. Geral