Resenha da aldeia a metropole
ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL
VICTOR HUGO CABRAL PÊPE
RESENHA SOBRE O FILME: DA ALDEIA A METRÓPOLE
SALVADOR, 2013
VICTOR HUGO CABRAL PÊPE
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Introdução a engenharia civil, no Curso de Engenharia Civil, na Universidade Católica de Salvador, UCSAL
Prof(a).
SALVADOR, 2013
1. Resenha sobre o filme: Da aldeia a metrópole
O filme expõe a história, as vantagens e os problemas da urbanização. Visto que o processo de urbanização deu início há 5000 anos e seguiu desenfreadamente até os dias atuais, o autor evidencia que a procura das pessoas as cidades grandes sempre são por uma oportunidade de melhor de vida.
Há um momento do filme em que é relatado a revolução industrial, a qual trouxe um grande número de pessoas para as cidades, com a finalidade de trabalhar, logo após veio a criação da lâmpada por Thomas Edison, as lâmpadas antigas movidas a gás foram todas substituídas por lâmpadas elétricas, as fábricas implantaram o turno noturno.
É mostrado que as megalópoles têm uma imensa capacidade de desenvolvimento social e econômico, mas em contra proposta aumenta e muito a miséria, a procura por uma condição melhor é o que atrai muitas pessoas as grandes cidades.
As novas construções vão sobrepondo construções antigas como é citado no caso de Londres onde os operários e engenheiros trabalhavam num projeto de metrô subterrâneo e encontraram indícios de uma outra “cidade” debaixo