Resenha: cérebro, uma historia secreta
O Apresentador Dr. Michael Mosley faz revelações altamente perturbadoras sobre como os cientistas estavam se preparando para ir com teorias e experimentos em uma série da BBC.
A ciência tem feito experimentos sobre a mente humana e tem levado a reflexões profundas sobre como nosso cérebro funciona. Contudo, isso tem envolvido muita crueldade e fez com que passasse por terríveis dilemas éticos.
O apresentador encontrou e conversou com sobreviventes (participantes e cientistas) dos muitos e principais experimentos históricos, muitos dos quais foram gravado.
Veja cinco dos experimentos realizado no cérebro que são eticamente duvidosos.
- Experiência mãe de aluguel
- Remoção parcial do cérebro em paciente com epilepsia
- A lavagem cerebral de prisioneiros de guerra americanos
- Tratamento de choque elétrico
- Robert experimentos com eletrodos
No documentário que você encontra em português na internet, Michael traça as formas cruéis que essa ciência foi usada para tentar controlar nossas mentes. Ele descobre que a busca pelo controle da mente levou a algumas experiências terríveis e deixou muitas vítimas em seu caminho. Mostra – cientistas sistematicamente mudando o comportamento de crianças; cidadãos modelos recebendo eletrochoques fatais; um homem gay com eletrodos implantados na cabeça em uma tentativa de mudar sua sexualidade. Michael toma um alucinógeno como parte de uma experiência controlada para tentar entender como suas propriedades psicoativas podem mudar o cérebro. Esta jornada científica vai ao cerne do que mais prezamos – nosso livre arbítrio e nossa habilidade de controlar nosso próprio destino.
Os 10 experimentos psicológicos mais antiéticos
O estudo da psicologia é relativamente recente. No começo do século 20 ela ficou mais popular. Com a intenção de aprender sobre o processo do pensamento e comportamento humano muitos psiquiatras foram longe demais em suas