RESENHA A INVEN O
Palavras-chave: Lynn Hunt; Direitos Humanos.
O presente artigo busca demonstrar, através de uma resenha informativa, o surgimento dos Direitos Humanos na visão da autora Lynn Hunt.
Lynn Hunté professora de História Europeia Moderna na Universidade da Califórnia e especialista em Revolução Francesa, tendo concluído mestrado e doutorado pela Universidade de Stanford. Seu livro mais conhecido, A Invenção dos Direitos Humanos: uma história (2007) foi anunciado com a análise mais abrangente da história dos direitos humanos e aclamado pela crítica acadêmica.
O grande diferencial desta obra é que a autora não ignora a participação do indivíduo, do “eu”, na mudança do pensamento, da postura social, da cultura e da política. Ela não negligência como a mudança interior do ser humano, pela empatia, pelo “se colocar no lugar da outra pessoa”, através de experiências como leituras de romances, por exemplo, influencia na mudança de opinião da sociedade e na aceitação de novos paradigmas.Nas palavras da autora:
Meu argumento depende da noção de que ler relatos de tortura ou romances epistolares teve efeitos físicos que se traduziram em mudanças cerebrais e tornaram a sair do cérebro como novos conceitos sobre a organização da vida social e política. Os novos tipos de leitura (e de visão e audição) criaram novas experiências individuais (empatia), que por sua vez tornaram possíveis novos conceitos sociais e políticos (os direitos humanos). Nestas páginas tento desemaranhar como esse processo se realizou (p. 32).
E, complementando:
Para que os direitos humanos se tornassem autoevidentes, as pessoas comuns precisaram ter novas