Resenha Crítica - A Reforma da Natureza
Título – De Outros Ângulos
José Bento Renato Monteiro Lobato foi um dos escritores brasileiros de maior influência do século XX. Reconhecido por inúmeras obras, com maior potência em seus trabalhos infantis. Mas também muito reconhecido por suas obras voltadas ao publico geral. O Livro retrata uma história pós-segunda guerra mundial onde Dona Benta e Tia Nastácia são chamadas para “reformar” o mundo. Deixando assim Emilia no Sítio, onde a mesma tem a idéia de reformar o lugar junto com sua amiga Rãzinha.
Eu não sendo um grande fã de literatura infantil, “A reforma da natureza” me surpreendeu em diversos aspectos positivos que eu não pensei que iria encontrar em um livro do tipo. O mesmo nos mostra uma visão diferente do mundo, um desejo de fazer as coisas serem do seu jeito ou apenas de modo mais prático.
O que não me agradou no conto, sem dúvida foram algumas idéias desnecessárias como as abóboras e as jabuticabas plantadas uma no pé da outra, a “cirurgia” nos insetos também não foram algo útil e a história onde Dona benta e Tia Nastácia “reformaram” o mundo foi ocultada.
A Reforma da natureza sendo um livro infantil surpreende todo o publico de modo a pensar em fazer o mundo do seu jeito ou como você achar melhor. Nos trás uma sensação de criação própria e alguma infelicidade pelas idéias infantis da Emilia. Muitos esperaram que mostrassem o outro lado da história onde Dona Benta e Tia Nastácia “reformavam” o mundo. Concluindo assim que o conto é perfeito pra crianças exercitarem a mente e usarem sua imaginação.