Psicologia Experimental
“ENTRE SE QUISER, SAIA SE PUDER”: os percursos dos jovens pelas redes sociais e a internação psiquiátrica
Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Psicologia
Programa
Social
de
e
Institucional.
Pós-Graduação
em
Psicologia Social e Institucional. Instituto de Psicologia. Universidade Federal do
Rio Grande do Sul.
Orientador Dra. Cleci Maraschin
Porto Alegre
2006
2
Para aqueles que, como Gustavo, lutam contra o “destino”.
3
AGRADECIMENTOS
A meu irmão Daniel, por ter me incentivado, talvez sem perceber, a estudar um campo tão fascinante que é a Psicologia, e por ter me ensinado, através da sua maneira diferente de ver o mundo, coisas que jamais encontraria em livros.
As minhas irmãs, Priscilla e Daniela, pela amizade e carinho.
As minhas queridas avós que me ensinaram, com a grandeza da sabedoria de quem encontra na vida cotidiana verdadeiras lições de ética, responsabilidade e integridade. A Felippe, por todo amor, amparo, apoio e paciência. Pelo incentivo nas horas difíceis. Por acreditar em mim.
Aos meus amigos, Rafael e Denise, pela amizade e companheirismo, que desde a graduação me acompanham nas divagações “psis” junto às “cevas” no Cavanha’s e nos barzinhos da Cidade Baixa, e claro, pelos cafezinhos no bar da Escola
Técnica. A Vanessa, que me faz rir de mim mesma ao ver nossas semelhanças, e também pelo carinho e amizade. A vocês três agradeço pelas palavras amigas nos momentos de “crise”!!!
A Elisângela, colega querida, que muito colaborou comigo em discussões. Sou grata pela nossa amizade, que surgiu neste mestrado. E claro, não poderia deixar de agradecer pelas emergenciais assessorias de informática!
A minha superorientadora, Cleci, pela acolhida no curso, pelo apoio e carinho, pelo exemplo de competência, pela paciência com as minhas “angústias de pesquisa” e pela confiança em meu trabalho. Agradeço