RESENHA CRÍTICA: VYGOTSKY E A CONSTRUÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA DO DESENVOLVIMENTO
FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
FACULDADE DE PEDAGOGIA
LORRANA LUZ NASCIMENTO
TURMA 1 – 2014.1
RESENHA CRÍTICA: VYGOTSKY E A CONSTRUÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA DO DESENVOLVIMENTO
DUQUE DE CAXIAS
2014
RESENHA CRÍTICA
MACIEL, Ira Maria. Vygotsky e a construção sócio-histórica do desenvolvimento. In: MACIEL, Ira Maria (Org.). Psicologia e Educação: novos caminhos para a formação. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2001.
Um dos primeiros propósitos teóricos de Lev Semynovich Vygotsky (1896 – 1934) foi caracterizar os aspectos tipicamente humanos do comportamento e elaborar hipóteses de como estas características se formam ao longo da história humana. Uma pergunta central deste propósito foi: qual é a relação existente entre os seres humanos e o seu ambiente físico e social? (...) Quais são os mecanismos pelos quais a cultura torna-se parte da natureza de cada pessoa? Como os signos culturais interferem no processo de desenvolvimento dos indivíduos? Como o professor pode contribuir para que o aluno domine progressivamente os instrumentos culturais?(pág.:59). A autora tem como objetivo expor a história intelectual de Vygotsky, identificando seus principais objetos de estudos, analisar seus principais conceitos e suas implicações pedagógicas, e discutir como estas contribuições podem fornecer contribuições para a formação do profissional em educação e a construção de um sujeito independente.
Vygotsky concordava que o homem é um ser histórico, construído a partir de duas relações com o mundo natural e social, assinalou como questão central a visão dos fenômenos como objetos em permanente mudança; aceitou também o pressuposto defendido por Marx, de que as mudanças produzidas na sociedade e na vida material interferem diretamente na natureza humana (pág. 64). Vygotsky deixa claro assim, que a relação homem-mundo não é direta, mas fundamentalmente mediada por instrumentos e signos, “o homem modifica o meio e o meio