resenha crítica interdisciplinaridade
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU – ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO, ORIENTAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR
DÉBORAH NASCIMENTO DE VARGAS
RESENHA CRÍTICA ACERCA DA EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E INTERDISCIPLINARIDADE
CRICIÚMA
2013
DÉBORAH NASCIMENTO DE VARGAS
RESENHA CRÍTICA ACERCA DA EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E INTERDISCIPLINARIDADE
Trabalho apresentado como complemento de crédito à disciplina de “Educação, Sociedade e Interdisciplinaridade”, no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização em Supervisão, Orientação e Gestão Escolar, da Escola Superior de Criciúma (ESUCRI), sob a orientação do Profª. Drª. Fábia Liliã Luciano.
CRICIÚMA
2013
1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS
De acordo com a aula que tivemos no dia 22 de novembro de 2013 sobre o currículo “Educação, Sociedade e Interdisciplinaridade”, debatemos muito sobre o assunto, onde foram relatadas várias experiências em relação a este tema. Junto ao tema interdisciplinaridade, vieram outros conceitos como o de multi, trans e pluridisciplinaridade.
Falar da teoria é fácil, o problema está em por em prática essa tal interdisciplinaridade, enquanto os currículos forem subdivididos em disciplinas ou áreas específicas e os professores resistirem às mudanças, a interdisciplinaridade dentro da escola não acontecerá, pois ainda há muitos professores que foram formados numa metodologia de ensino tradicional, não querendo participar das formações continuadas e descobrir o quão é interessante o diferente e também a interação/mediação entre professores e alunos.
O ensino tradicional precisa deixar de existir, para assim haver a transformação da educação, os temas relevantes encontrados em nossa realidade devem sim serem debatidos nas escolas de forma interdisciplinar, mas para que isso ocorra, precisamos da vontade dos professores e que estes estejam propostos a mudanças.
Definir ou apenas refletir nesta resenha o conceito de