Resenha crítica interdisciplinaridade
O texto Interdisciplinaridade nos leva a refletir sobre tal temática, no âmbito da prática pedagógica no Ensino Médio. A interdisciplinaridade deve ir além da simples justaposição de disciplinas, o importante mesmo é que ela permita relacionar as diferentes disciplinas em atividades, pesquisas e projetos variados. Neste sentido, ela busca trazer a inovação na prática escolar para facilitar e estimular o processo de aprendizagem dos alunos. Um ponto bastante positivo na interdisciplinaridade é que o saber sai do seu lugar de individualidade para se transformar em um saber compartilhado, assim cada disciplina da a sua contribuição a partir de um tema central.
O conceito de interdisciplinaridade trás a premissa que todo conhecimento mantém um diálogo permanente com outros conhecimentos, ainda nesse campo de ação constata-se que algumas disciplinas se identificam e aproximam enquanto outras se diferenciam e distanciam. É esse o caso das disciplinas da área de humanas como português, história e geografia que tendem a se aproximarem enquanto estas tendem a se afastarem das disciplinas das ciências exatas como matemática, física. No entanto mesmo com esta tendência com a interdisciplinaridade ocorre o saber partilhado entre elas através de um tema gerador. Desta forma, a interação entre as disciplinas tradicionais pode ocorrer desde a interação de simples idéias como também a partir de conceitos diretores.
Um fator indispensável na interdisciplinaridade é que a mesma supõe um eixo integrador entre as disciplinas. Parte de uma disciplina isolada mais que atrai as demais. Porém, no geral, ela surge de determinada necessidade da escola, dos professores e dos alunos. Deste modo, ela é importante porque vem atingir interesses tanto do corpo docente como discente e o