interdisciplinaridade
CURSO DE DIREITO
FORMAÇÃO CIENTÍFICA
PROFESSOR: JORGE LUIZ
ALUNO: LUIS CARLOS BARBOSA
5DIM2
RESENHA CRÍTICA
“INTERDISCIPLINARIDADE: UMA CONCEPÇÃO EMERGENTE NO ENSINO SUPERIOR DO DIREITO”
BELÉM-PARÁ
2014
O texto “interdisciplinaridade: uma concepção emergente no ensino superior do direito” foi escrito pelos autores Everkley Magno Freire Tavares e Gilvanete Correa Bezerra na revista Direito e Liberdade do Rio Grande do Norte.
O objetivo dos autores em seu texto é tratar da interdisciplinaridade e mostrar como ela é muito importante para todos nós que buscam o saber.
Antigamente, assim como nos dias de hoje, o saber foi fragmentado e continua sendo, fazendo com que as ciências sejam divididas em várias disciplinas e fechadas, impossibilitando e dificultando a produção do conhecimento. Ou seja, isso fez com que nós nos acomodássemos, acostumando-nos a uma única visão da realidade, não buscando ir atrás do conhecimento, em saber o porquê das coisas e se aquilo que nos dizem está correto de fato. A isso, os autores Everkley Magno Freire Tavares e Gilvanete Correa Bezerra fazem uma dura crítica a nossa cultura educacional que através dos professores nos é passado e ensinado que essa é a forma correta de aprendizagem. Mas não é, pois como já foi dito, há um limite imposto a nós que nos dificulta a uma produção do saber mais amplo e conciso, devido ao fato das disciplinas estarem fechadas a si mesmas.
A partir daí surge uma necessidade de uma ciência que modifique esse tipo de aprendizado errado do conhecimento, que ponha fim a fragmentação das disciplinas e que reestabeleça um diálogo entre elas. Os autores acreditam e defendem que essa ciência capaz de solucionar os problemas do ensino superior seja a introdução da interdisciplinaridade nos cursos em geral, como forma de haver “uma cooperação entre as partes (disciplinas) para que se construa o todo, ou seja, o conhecimento”. Para isso, deve